Sobre

O que é o Azimute?

O Azimute é um aplicativo com informações georreferenciadas de serviços de Saúde e Educação, por estabelecimento, integradas a informações sobre a população de todos os municípios do Estado da Bahia. Para acesso aos dados, o sistema utiliza procedimentos padronizados em ambiente web.

Objetivo

O Azimute visa contribuir para o conhecimento da localização, distribuição e características dos serviços de Saúde e Educação disponíveis para a população dos municípios da Bahia. A compreensão desta realidade tende a favorecer a elaboração de políticas públicas de melhoria da prestação de serviços à sociedade baiana.

Como funciona

O Azimute funciona de modo interativo por meio de duas áreas de pesquisa em seu banco dados. Na área de Pesquisas Prontas o resultado de uma pesquisa já elaborada é visualizado e, se desejar, o pesquisador pode alterar a área geográfica original da pesquisa para ver um novo resultado rapidamente. Na área de Iniciar Pesquisa, uma pesquisa totalmente nova pode ser criada utilizando o passo a passo disponível e a seleção de variáveis. Os resultados das pesquisas feitas no Azimute saem em formato de tabelas e mapas que podem ser exportados para o próprio computador do usuário.

O que significam os resultados obtidos nas pesquisas

No Azimute, os estabelecimentos de Saúde e Educação dos municípios estão representados por seus locais geográficos e aparecem como pontos sobre a base cartográfica do estado. Quando o estabelecimento está em sua localização exata, o ícone correspondente apresenta um sinal vermelho. O sistema relaciona os dados do ponto georeferenciado com os dados socioeconômicos da área onde se localiza ou possui alcance; as relações estabelecidas oferecem elementos para o estudo da oferta de equipamentos e serviços de saúde e educação e da demanda das populações situadas em suas áreas de influência.

Para que serve o Azimute

O Azimute pode ser utilizado para pesquisas gerais sobre a localização, distribuição e características dos serviços de Educação e Saúde, auxiliando o planejamento escolar e de saúde nos municípios da Bahia. Exemplificando, o pesquisador pode prospectar municípios ou regiões onde a demanda da população, por faixa etária, seja superior ao número de matrículas existentes em determinado nível de ensino na mesma faixa, chamando a atenção para a necessidade de criação de novas vagas; ou pode localizar áreas da cidade com predominância de idosos, com o objetivo de alocar uma unidade de atendimento geriátrico.

Quem pode utilizar o Azimute

O Azimute é uma ferramenta pronta para ser utilizada pelos gestores, técnicos e pesquisadores, tanto do setor público quanto do setor privado, que tenham necessidade de conhecer a realidade do estado para fins de avaliação e formulação de projetos, programas e ações voltadas ao desenvolvimento. Nessa modalidade, o acesso é feito por meio de cadastramento prévio, por meio do qual o usuário recebe uma senha. O acesso público é feito na área de Pesquisas Prontas, onde os usuários acessam as pesquisas já elaboradas pelos técnicos e gestores.

Fontes dos dados usados no sistema
 
Informações de Educação

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Censo Escolar / Ministério da Educação
Disponíveis em http://www.inep.gov.br
 

Informações de Saúde

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) / Datasus / Ministério da Saúde
Disponíveis em http://cnes.datasus.gov.br

Nota:

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é uma base de dados sobre a capacidade física instalada, os serviços disponíveis e os profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde e as equipes de saúde da família, disponibilizada pelo Departamento de Informática do Ministério da Saúde – Datasus. A alimentação do cadastro é feita expontaneamente pelos próprios estabelecimentos de saúde que fornecem suas informações pela Internet, via formulário próprio. Em tal processo podem ocorrer lacunas, divergências e imprecisões.

Localização dos estabelecimentos

Os "pontos" de saúde e educação, correspondentes à localização dos estabelecimentos, foram obtidos pela geocodificação dos endereços. Entretanto, os cadastros podem conter endereços incompletos ou imprecisos o que impossibilita a correta localização dos pontos na base cartográfica digital do Azimute. Por isso, utiliza-se a seguinte padronização: estabelecimentos com endereços sem número são localizados no centro de rua; endereços imprecisos ou ignorados são dispostos em círculo em uma área afastada do centro da cidade e endereços com localização exata são marcados com o sinal + no ícone. Para os estabelecimentos ainda fora da localização exata, o Azimute disponibiliza a ferramenta "solicitação de mudança de ponto", por meio da qual os diversos colaboradores podem sugerir alterações de ponto melhorando a qualidade do georreferenciamento.

Informações de Território

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) / Censo Demográfico
Disponíveis em: http://www.ibge.gov.br/home/

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)
Disponíveis em: http://www.sei.ba.gov.br

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)
Disponíveis em:  http://www.educacao.ba.gov.br

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)
Disponíveis em:  http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab

 

Faça sua pesquisa escolhendo um tema: